Inaugurado em junho de 1959, no bairro lisboeta de Alvalade, o Parque de Jogos 1.º de Maio é uma infraestrutura única na cidade de Lisboa, conjugando a prática desportiva e o convite a um passeio.
Edificado como uma das mais emblemáticas obras do Estado Novo, orçado em sete mil contos (35 mil euros) e ocupando uma área bruta 61 000 m2, o Estádio da FNAT – Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho pretendia melhorar a condição física dos trabalhadores portugueses e era o espaço ideal para a prática de um desporto desinteressado e útil do ponto de vista educativo, moral e político.
No dia 1 de maio de 1975, o Estádio da FNAT recebeu centenas de milhares de pessoas que, num percurso iniciado na Alameda D. Afonso Henriques, participaram na grande mobilização popular do 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, onde sindicalistas e ativistas políticos falaram pela primeira vez às massas, após o fim do regime.
O Parque de Jogos 1.º de Maio é hoje local de eleição para a prática regular diária de diversas modalidades desportivas e de lazer, para todas as idades, e acolhe atividades desportivas diversas, assim como eventos desportivos e culturais de dimensão.
Os seus espaços arborizados e ajardinados são um convite ao passeio e permitem desfrutar de toda a beleza envolvente.
No Parque de Jogos 1.º de Maio localiza-se ainda a Academia de Formação INATEL, com propostas nas áreas de teatro e dança para crianças e jovens, e para adultos, nas áreas de artes plásticas, artesanato, dança, música, teatro, audiovisuais, informática e turismo e património.
O Parque de Jogos 1.º de Maio é um complexo desportivo com diversas valências em termos de equipamentos e actividades:


