Aldeia dos Sonhos

Este programa é dirigido a aldeias com 100 ou menos residentes permanentes, contribuindo para fomentar o desenvolvimento pessoal e social dos habitantes e promover a notoriedade cultural e turística da aldeia candidata.

Este projeto é realizado em dois momentos, numa primeira fase visa proporcionar aos habitantes de pequenas aldeias a realização dos sonhos de uma vida, etapa que se cumpre com a participação em atividades de cariz social, turístico, cultural e desportivo, no decorrer de uma viagem de 3 dias.

Numa segunda fase serão criadas condições que levem essa localidade a tornar-se um destino de roteiros turísticos e culturais autênticos, responsáveis e solidários.

Publicado em Tamanho Tipo

Concretização dos Sonhos

Anualmente é selecionada uma localidade como Aldeia dos Sonhos.

Os Sonhos dos seus habitantes são concretizados no decorrer de uma viagem de 3 dias onde o espírito comunitário é evidenciado.

Roteiro Aldeia dos Sonhos

Roteiro turístico e cultural que integra nos seus itinerários as Aldeias dos Sonhos como destinos de lazer.
Estes itinerários são desenhados para proporcionar experiências de “turismo de aldeia”, onde se transmitem aprendizagens relacionadas com atividades e eventos que definem o quotidiano da vida rural.
Pretende-se estimular o turismo autêntico, turismo que vive das especificidades e das diferenças, da proximidade e das relações afetivas que se estabelecem com os lugares e com as pessoas, dando a conhecer a beleza, o interesse, o valor e a singularidade destes territórios.
Com esta iniciativa, a Fundação INATEL tenciona contribuir para o desenvolvimento e a coesão territorial destes lugares, envolvendo a participação direta das populações, mostrando as paisagens, o património, a cultura e os recursos endógenos, de modo a reter valor financeiro e social para as comunidades anfitriãs. Residentes e visitantes usufruem mutuamente das atividades, o que permite a promoção de um turismo ético e responsável.

Histórico de Edições

60 pessoas beneficiárias.
Local visitado: cidade de Lisboa

46 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: região do Minho e cidade do Porto

50 pessoas beneficiárias.
Local visitado: cidade de Lisboa

40 pessoas beneficiárias.
Local visitado: cidade de Lisboa

40 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: cidades de Guimarães e Porto

26 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: cidades de Braga e Porto

40 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: cidade de Lisboa e vila de Sintra

38 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: região do Alto Minho

49 pessoas beneficiárias. 
Locais visitados: Minho e cruzeiro (1 dia)

44 pessoas beneficiárias. 
Locais visitados: Lisboa, Sintra e Almada

Aldeias dos Sonhos