-
Clube Unesco – Memoriamedia
-
CONTE – Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho
-
DocLisboa/ APORDOC
Desde 2015 que a Fundação INATEL estabelece todos os anos a parceria com a APORDOC para a atribuição do Prémio Fundação INATEL - Prática, Tradição e Património, atribuído no Festival DocLisboa – Festival Internacional de Cinema.
Esta parceria tem permitido dar destaque a filmes de longa e curta-metragem cuja temática incide primordialmente sobre as questões de preservação dos patrimónios imateriais da Humanidade. -
Festa do Adufe
-
Festival Artes à Vila
-
Festival Bons Sons
O Festival Bons Sons realiza-se em agosto na aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar.
É um festival da música portuguesa e da comunidade de Cem Soldos, organizado pela SCOCS – Associação Sport Club Operário Cem Soldos.
Desde 2018 que a Fundação INATEL é parceira deste Festival com o Palco Giacometti / INATEL.
Em 2024, o Bons Sons realiza-se de 8 a 11 de agosto. -
Festival Cordas
A Associação MiratecArts é uma entidade cultural, associada coletiva da Fundação INATEL, sedeada na Mirateca - Candelária, concelho da Madalena, na ilha do Pico, Açores, desde 2012.
O seu objetivo primordial é promover o arquipélago dos Açores, realçando o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo das artes, mediante a realização de mostras e eventos abrangendo as várias disciplinas artísticas; construir eventos culturais educativos e de turismo criativo para as várias gerações.
Festival Cordas (como é conhecido localmente) é um dos festivais mais singulares, internacionalmente, pela sua localidade, a ilha do Pico, mas também pelo foco dos seus artistas de se dedicarem à arte dos cordofones, apresentando várias culturas através de instrumentos de cordas.
A MiratecArts investe na diversidade do ser humano participante, ideais e histórias que têm para contar através da sua música.
Os palcos que acolhem os músicos, provenientes de vários países, incluem exterior, em vários locais inseridos na paisagem idílica da ilha: o Jardim Saudade e a MiratecArts Galeria Costa, uma propriedade de mais de 26 mil metros quadrados dedicada à arte na natureza; o Santuário dos Dragoeiros no Museu do Vinho; a Gruta das Torres, o maior tubo lávico de Portugal; lagoas, piscinas naturais, campos de lava, a cratera do vulcão e a montanha mais alta de Portugal.
Os palcos no interior incluem o Auditório da Madalena e o Auditório do Museu dos Baleeiros, que nos dá a sensação de estar no interior de um barco embarcado.
A nona edição do Festival realiza-se em 2024, de 1 a 12 de outubro. -
Festival Identidades
O Festival Identidades começou em 2011, na cidade de Chaves, com o nome Flaviaefest, a partir da parceria da Academia de Artes de Chaves e a Associação Projecto Enraizarte, com o apoio do Município. Este Festival surgiu com o objetivo de promover a cultura tradicional transmontana, num ambiente familiar, com a participação de bandas de música nacional e internacional, o qual se afirmou no panorama dos festivais de micro dimensão.
Com três nomeações para os Portuguese Festival Awards (Melhor Festival Urbano - 2015 e Melhor Micro Festival - 2015 e 2014) e uma para os prémios Europeus EFFE Festival Label Nomitation.
Em 2016, o Festival passou a chamar-se Identidades, afirmando-se como um evento de divulgação da música tradicional e enquanto mostra de novos projetos, juntamente com atuações de grupos de renome, bem como exposição e prova dos sabores e saberes tradicionais.
Em 2024, com os ajustes operacionais e acrescentos logísticos necessários, o Festival Identidades fixa-se num espaço e ambiente propícios à sua personalidade e missão de preservação e divulgação do património cultural imaterial, numa quinta transmontana, localizada na freguesia de Loivos, concelho de Chaves, de 12 a 14 de agosto. -
Festival Imaterial
A Fundação INATEL é desde 2021 coorganizadora deste Festival juntamente com a Câmara Municipal de Évora. Conferências, oficinas, showcases, ciclo de cinema antropológico, concertos e um Encontro Ibérico de Música são vertentes do Festival Imaterial, todas elas convergindo para a divulgação e promoção do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Em 2024, o Festival Imaterial realiza-se de 17 a 25 de maio. -
Festival Intercéltico de Sendim
O Festival Intercéltico de Sendim é um importante espaço de cruzamento entre a música tradicional de várias regiões da Península Ibérica e da Região Celta.
Este Festival que se realiza no Planalto Mirandês em Sendim, conta, desde 2019 com a parceria da Fundação INATEL.
O Festival é organizado pela Cooperativa Sons da Terra e conta com a parceria da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Junta de Freguesia de Sendim e Fundação INATEL. -
Festival Música na Paisagem
Música na Paisagem – Festival de música de câmara - é um convite à escuta, à interpretação e à partilha da música, enquadrando-a na paisagem que é a natureza, a aldeia e as suas pessoas.
Num ambiente propício à reflexão e ao diálogo, na aldeia de Montesinho, reúne-se numa residência artística, um grupo de intérpretes nacionais e internacionais, tanto músicos ainda jovens, mas já com o seu trabalho reconhecido, como artistas com uma longa carreira, com o intuito de fomentar a partilha de experiências.
Esta partilha resulta na apresentação de um festival para todas as idades, de entrada livre. Música na Paisagem acontece durante um fim de semana, com vários concertos orientados de forma a guiar as pessoas pela aldeia, com paragens que são ao mesmo tempo viagens musicais, passando pela igreja local e por diversos espaços ao ar livre.
Cada um pode escolher o seu lugar para se sentar e ouvir, fazer uma caminhada antes ou depois de um concerto, ou ficar à conversa com quem encontrar.
Pretende-se assim tornar acessíveis o repertório camerístico, nomeadamente as obras menos conhecidas do público, e a prática artística de qualidade, numa ótica de sensibilização para a cultura.
O projeto foi criado em 2019, tendo sido acolhido pela Câmara Municipal de Bragança no âmbito da programação do Teatro Municipal, enquanto evento fora de portas, e teve uma excelente receção pública.
Em 2024, os concertos do festival Música na Paisagem terão lugar nos dias 7 e 8 de setembro, sendo precedidos de uma residência artística com a duração de uma semana, na aldeia de Montesinho. -
Festival Música no Forte
Música no Forte, desenvolvido pela Associação MiratecArts, aposta em projetos musicais regionais, nacionais e internacionais, e marcou o regresso dos eventos musicais ao Forte de Santa Catarina. A iniciativa está prevista decorrer entre julho e agosto, aos domingos ao final do dia, e tem o apoio do município das Lajes do Pico. -
Festival Músicas do Mundo
A Fundação INATEL é parceira deste Festival organizado pela Câmara Municipal de Sines, desde 2016, um festival de grande relevância porque é o encontro do diálogo intercultural de formas de expressão de raiz ou inspiração tradicional de vários pontos do mundo.
Estamos presentes com o Palco INATEL em Porto Covo que faz a abertura deste Festival e ainda com animação de rua em Sines.
Em 2024, o Festival Músicas do Mundo realiza-se de 20 a 27 de julho. -
Festival Y/Quarta Parede
Festival Y - Festival de Artes Performativas, organizado pela Quarta Parede, apresenta trabalho de diferentes áreas artísticas, tão diversas quanto as artes visuais, a dança, a música, os novos media, a performance, e o teatro.
Este Festival tem lugar de abril a junho na Covilhã e Castelo Branco e conta com a parceria da Fundação INATEL. -
Fólio - Festival Literário Internacional de Óbidos
FOLIO – Festival Internacional de Literatura da Cidade de Óbidos – a Fundação INATEL é parceria deste Festival desde 2016, mas só em 2018 se torna coorganizadora juntamente com a Câmara Municipal de Óbidos, Óbidos Criativa e Ler Devagar, assumindo, a partir desse ano, toda a programação do Palco INATEL e a curadoria da FOLIA, uma viagem eclética pelo mundo da música portuguesa e da língua portuguesa.
Por este palco já passaram perto de 50 artistas para um público de mais de 10.000 pessoas.
Em 2024, o FOLIO realiza-se de 10 a 20 de outubro. -
Iberian Festival Awards e TalkFest / APORFEST
-
Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua
-
Latitudes – Literatura e Viajantes
-
Língua - Festival Internacional de Teatro em Língua Minoritárias
-
Litoral EmCena/ AJAGATO
Litoral EmCena é um Festival Internacional de Teatro com relevância no litoral alentejano do qual a Fundação INATEL é parceira desde 2019.
O Festival, organizado pela Associação AJAGATO, abrange vários municípios e realiza-se de março a dezembro. -
MIMA - Museu Internacional da Mulher Associação
-
Monstra - Festival de Animação de Lisboa
Monstra é um Festival de Cinema de Animação, que integra um Festival para os mais miúdos, a Monstrinha, com sessões para crianças, jovens e famílias. Integrado neste festival, a Fundação INATEL tem um Prémio para curtas metragens realizadas por portugueses. -
Olhares do Mediterrâneo - Women’s Film Festival
O Festival Olhares do Mediterrâneo promove a exibição de filmes realizados por mulheres oriundas da bacia do mediterrâneo, com o objetivo de estimular o conhecimento das cinematografias provenientes desta zona geográfica.
A Fundação INATEL implementou em 2022 o Prémio INATEL que visa premiar jovens realizadoras portuguesas na categoria Escolas. -
Shortcutz
-
Tradidanças – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza