INATEL e ADEB reforçam apoio à saúde mental com novo protocolo para a Conversa Amiga

O Presidente da Fundação INATEL, José Manuel da Costa Soares, e o dirigente da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), Sérgio Paixão, assinaram um protocolo de cooperação destinado a reforçar a formação dos voluntários da Conversa Amiga, o serviço de apoio emocional da INATEL. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Teatro da Trindade, em Lisboa.

Este acordo visa promover boas práticas nos cuidados primários de saúde mental, garantindo ainda maior segurança, qualidade e eficácia no apoio prestado à população. Atualmente, a Conversa Amiga conta com 30 voluntários, especialmente preparados para o atendimento telefónico.

“Os voluntários da Conversa Amiga são formados para escutarem com qualidade e atuarem com responsabilidade e sensibilidade”, afirmou José Manuel da Costa Soares, durante a sessão de apresentação das novas valências do serviço.

Por sua vez, Sérgio Paixão destacou a relevância do projeto, sublinhando que a Conversa Amiga “prioriza as histórias das pessoas, acolhendo preocupações e angústias, em prol da dignidade de todos”. “Vamos fazer um bom trabalho em conjunto”, acrescentou.

No mesmo evento foram apresentados novos projetos integrados na Conversa Amiga INATEL. O terapeuta e voluntário José Manuel Santos deu a conhecer o projeto Terapias Breves, descrito como “uma estratégia de intervenção com 12 sessões que permite ajudar mais pessoas e de forma imediata”.

Já a terapeuta Ana Paula Vieira apresentou o projeto Com (Vida) – Prevenção do Suicídio, alertando para a urgência de quebrar o silêncio em torno do sofrimento emocional. “Há pessoas que fazem um esforço tremendo para se manterem vivas” e “o silêncio mata”, afirmou, explicando que o objetivo do projeto é “ajudar as pessoas a recuperarem a esperança e a compreenderem que vale a pena continuar a habitar a vida”.

A sessão contou ainda com um momento cultural, com uma atuação do Teatro Umano, que reforçou a mensagem de que “a dor é uma sombra”, e a interpretação do fado “Violência”, com letra e música de Marina Mota, cantado por Silvana Peres, acompanhada à guitarra por Ângelo Freire.

A Conversa Amiga INATEL funciona todos os dias do ano, das 15h às 22h, através do número 210 027 159, prestando apoio emocional gratuito e confidencial.