Renovada ambição
Depois de um inesquecível 2025, marcado pela comemoração de 90 anos de vida da Fundação INATEL, renovamos no novo ano que agora começa a ambição de fazer mais e melhor.
Na verdade, cada novo ano serve como momento de reflexão sobre os desafios a concretizar, bem como, ponderar as melhores estratégias para conseguir atingir os objetivos pretendidos.
Há décadas que nos habituámos a constatar a resiliência desta singular instituição e a forma como sempre soube reinventar-se na defesa do foco da sua missão principal: promover o bem-estar integral dos seus Associados.
Apesar de todas as mudanças significativas no mundo, a força da missão da Fundação INATEL, com fortes raízes na nossa sociedade, resistiu a adversidades, ultrapassou obstáculos e concretizou projetos com qualidade transversal, nas áreas do Turismo, Desporto, Cultura e Inovação Social.
Este novo ano começa, infelizmente, sob a incerteza da instabilidade internacional, com guerras que teimam em não chegar ao fim e novos conflitos emergentes.
O próprio Papa Leão XIV na sua mensagem de 1 de janeiro de 2026, Dia Mundial da Paz, sublinhou que “Hoje, a justiça e a dignidade humana estão, mais do que nunca, expostas aos desequilíbrios de poder entre os mais fortes”, reconhecendo ser “necessário motivar e apoiar todas as iniciativas espirituais, culturais e políticas que mantenham viva a esperança”.
Ora é precisamente nos momentos mais difíceis e delicados que a missão da Fundação INATEL serve o propósito de reforçar os valores da solidariedade e dos afetos.
Temos, por isso, a renovada ambição em concretizar novos projetos com a capacidade de transformar o nosso mundo para melhor.
Neste contexto, este ano vai trazer novidades na área do envelhecimento ativo e saudável, através da aposta no projeto INATEL Longevidade +.
Na Cultura, a título de exemplo, vamos prosseguir a aposta na salvaguarda do património cultural imaterial. Assegurar o apoio a Associados CCD presentes em todo o território nacional, e o nosso Teatro da Trindade será palco privilegiado para promoção de novos valores e abrangência de públicos.
No Desporto, a aposta na diversidade de opções e modalidades desportivas, preenchendo um calendário de atividades vasto e inclusivo, promovendo estilos de vida saudável para todas as idades e escalões.
No Turismo, a nossa rede hoteleira continuará ao dispor para ambiciosos, mas possíveis, projetos de férias. Promovendo um turismo sustentável e solidário, com a preocupação de envolver as comunidades e economias locais.
Na Inovação Social, o projeto Aldeia dos Sonhos continuará a concretizar os sonhos de habitantes resilientes, exemplo de todos aqueles que continuam firmes na defesa das suas raízes.
Fique, por isso, atento a todos os nossos canais de comunicação, oportunamente daremos notícias dos novos desenvolvimentos sobre as nossas atividades.
E como nos recorda Helena Sacadura Cabral, talentosa escritora e grande contadora de histórias, a quem aproveitamos para dar as boas vindas às páginas do Tempo Livre, o “Novo Ano não é apenas o início de um novo ciclo, mas uma oportunidade de reconciliação connosco, com o mundo e com aquilo em que acreditamos. É o instante em que reafirmamos que vale a pena continuar, criar, amar, sonhar. Que vale a pena ter esperança. Não uma esperança passiva, mas uma esperança ativa, que nos impulsiona a agir e a construir o que desejamos viver”. Contamos Consigo para nos ajudar a “construir o que desejamos viver”, com esperança e a ambição renovada no cumprimento deste desígnio.

José Manuel da Costa Soares
Presidente da FUNDAÇÃO INATEL


