DocLisboa/ APORDOC

A Fundação INATEL é parceira da APORDOC desde 2015 e atribui anualmente o Prémio Fundação INATEL - Prática, Tradição e Património, no âmbito do Festival DocLisboa – Festival Internacional de Cinema. Esta parceria tem permitido dar destaque a filmes de longa e curta-metragem cuja temática incide primordialmente sobre as questões de preservação dos patrimónios imateriais da Humanidade.

Festival Intercéltico de Sendim

O Festival Intercéltico de Sendim é um importante espaço de cruzamento entre a música tradicional de várias regiões da Península Ibérica e da Região Celta. Realiza-se no Planalto Mirandês, em Sendim, e conta, desde 2019 com a parceria da Fundação INATEL. O evento é organizado pela Cooperativa Sons da Terra e conta com a parceria da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Junta de Freguesia de Sendim e Fundação INATEL.

FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos

A Fundação INATEL é parceira do FOLIO desde 2016, mas só em 2018 se torna coorganizadora com a Câmara Municipal de Óbidos, Óbidos Criativa e a Ler Devagar, assumindo então a programação do Palco INATEL e a curadoria da FOLIA, uma viagem eclética pelo mundo da música e língua portuguesa. Por este palco já passaram perto de 50 artistas e mais de 10.000 espetadores. Em 2024, o FOLIO realizou-se de 10 a 20 de outubro.

Litoral EmCena

Festival Internacional de Teatro com relevância no litoral alentejano que a Fundação INATEL apoia, enquanto parceira, desde 2019. Organizado pela Associação AJAGATO, abrange vários municípios e realiza-se de março a dezembro.

Monstra - Festival de Animação de Lisboa

Festival que integra ciclos de cinema para crianças, jovens e famílias, a Monstrinha, sendo a INATEL, neste âmbito, responsável pela atribuição de um Prémio para curtas metragens realizadas por portugueses.

Música na Paisagem | Festival de Música de Câmara

Em jeito de convite à escuta, à interpretação e à partilha, leva a música a vários locais do Parque Natural de Montesinho, enquadrando-a na paisagem que é a natureza, as aldeias e as pessoas, num ambiente propício à reflexão e ao diálogo. Reúne, em formato de residência artística, um grupo de intérpretes nacionais e internacionais, músicos jovens com trabalho reconhecido e artistas com longa carreira, com o intuito de partilhar experiências.

Esta partilha resulta na apresentação de um festival para todas as idades, de entrada livre, durante um fim de semana, com vários concertos orientados de forma a guiar as pessoas pela aldeia, com paragens que são viagens musicais pela igreja local e diversos espaços ao ar livre. Cada um pode escolher o seu lugar para se sentar e ouvir, fazer uma caminhada antes ou depois de um concerto, ou ficar à conversa. Pretende-se tornar acessíveis o repertório camerístico, nomeadamente as obras menos conhecidas, e a prática artística de qualidade, numa ótica de democratização do acesso à cultura.

Este projeto foi criado em 2019, tendo sido acolhido pela Câmara Municipal de Bragança no âmbito da programação do Teatro Municipal, enquanto evento fora de portas, tendo uma excelente receção pública. Em 2024, os concertos do Música na Paisagem aconteceram a 7 e 8 de setembro e foram precedidos de uma residência artística de uma semana, em Montesinho.

Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival

Festival internacional de cinema e cultura que promove a exibição de filmes realizados por mulheres portuguesas e dos países do Mediterrâneo. Fundado em 2014, é o mais antigo festival em Portugal dedicado à cinematografia feminina e o único focado na produção dos países mediterrânicos, abrangendo o Sul da Europa, Norte de África, parte dos Balcãs e Médio Oriente.

O festival tem um cariz interventivo e de divulgação: através da sua programação dá voz e visibilidade às histórias contadas por mulheres, na sua multiplicidade de temas e estilos, criando um espaço de promoção de narrativas não estereotipadas. A INATEL implementou em 2022 um Prémio que visa reconhecer jovens realizadoras portuguesas na categoria "Escolas".

Y - Festival de Artes Performativas

Organizado pela Quarta Parede, apresenta o trabalho de diferentes áreas artísticas, das artes visuais, dança, música, novos media, performance ao teatro. O Festival acontece de abril a junho na Covilhã e Castelo Branco, contando com a parceria da Fundação INATEL.

Arquivo 2024

Festival Bons Sons

Realiza-se em agosto na aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar. É um festival da música portuguesa e da comunidade de Cem Soldos, organizado pela SCOCS – Associação Sport Club Operário Cem Soldos.

Desde 2018 que a Fundação INATEL é parceira deste Festival com o Palco Giacometti / INATEL. Em 2024, o Bons Sons realizou-se de 8 a 11 de agosto.

Festival Cordas

A Associação MiratecArts, associada coletiva da Fundação INATEL desde 2012, está sedeada na Mirateca - Candelária, Madalena, Pico, sendo seu objetivo promover o arquipélago dos Açores, realçando o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo das artes, através da realização de mostras e eventos, abrangendo as várias disciplinas artísticas e construir eventos culturais educativos e de turismo criativo para várias gerações.

O Festival Cordas (como é conhecido localmente) é um dos mais singulares, internacionalmente, pela sua localização na ilha do Pico e pelo foco dos seus artistas, que se dedicam à arte dos cordofones, apresentando a diversidade cultural através dos instrumentos de cordas.

Festival Identidades

Teve a sua 1.ª edição em 2011, na cidade de Chaves, então designado Flaviaefest, em parceria com a Academia de Artes de Chaves e a Associação Projecto Enraizarte e com apoio do município. O Festival surgiu com o objetivo de promover a cultura tradicional transmontana, num ambiente familiar, com a participação de bandas de música nacional e internacional, e rapidamente afirmou-se no panorama dos festivais de micro dimensão, tendo sido reconhecido com três nomeações para os Portuguese Festival Awards – Melhor Festival Urbano 2015 e Melhor Micro Festival 2015 e 2014 – e para os prémios Europeus EFFE Festival Label Nomitation.

Em 2016, passa a designar-se Festival Identidades, afirmando-se como um evento de divulgação da música tradicional e mostra de novos projetos, juntamente com atuações de grupos de renome, sem faltarem atividades como exposições e provas de sabores e saberes tradicionais. Em 2024, com os ajustes operacionais e acrescentos logísticos necessários, o Festival Identidades fixa-se num espaço e ambiente propícios à sua personalidade e missão de preservação e divulgação do património cultural imaterial, numa quinta transmontana, localizada na freguesia de Loivos, concelho de Chaves, de 12 a 14 de agosto.

Festival Imaterial

Entre 2021 e 2024, a Fundação INATEL coorganizou o Imaterial com a Câmara Municipal de Évora, promovendo conferências, oficinas, showcases, cinema documental, concertos e o Encontro Ibérico de Música, atividades que se congregavam para divulgar e promover o Património Cultural Imaterial da Humanidade. Em 2024, o Festival Imaterial realizou-se de 17 a 25 de maio.

Música no Forte

Desenvolvido pela Associação MiratecArts, que aposta em projetos musicais regionais, nacionais e internacionais, este festival marcou o regresso dos eventos musicais ao Forte de Santa Catarina. A iniciativa está prevista decorrer entre julho e agosto, aos domingos ao final do dia, e tem o apoio do município das Lajes do Pico.

Festival Músicas do Mundo

Entre 2016 e 2024, a Fundação INATEL foi parceira deste festival, organizado pela Câmara Municipal de Sines, evento histórico, de grande relevância enquanto expressão do diálogo intercultural de manifestações de raiz ou inspiração tradicional de vários pontos do mundo. O Palco INATEL, em Porto Covo, fez a abertura deste festival estendendo-se às ruas de Sines com muita animação. Em 2024, o Festival Músicas do Mundo realizou-se de 20 a 27 de julho.