Dirigido a compositores de todas as nacionalidades e todas as gerações, residentes em Portugal, este concurso valoriza a criação artística e promove a circulação de novas obras no contexto da formação de Banda.
A colaboração entre Bandas Militares e a INATEL é antiga e decorre da relação histórica com a extinta FNAT, conjugando a promoção de práticas de ocupação dos tempos livres, através da apresentação de concertos, com o incentivo à formação musical de alto nível e ao estímulo criativo dos jovens músicos.
Para dar resposta a este último objetivo, foi o Concurso de Composição para Orquestra de Sopros promovido no sentido de fomentar e valorizar a escrita musical para esta formação, procurando renovar repertórios e despertar o interesse de novos compositores para Banda.
O Prémio de Composição para Orquestra de Sopros é realizado em coorganização com a Banda Sinfónica do Exército desde 2012, tendo desde então reconhecido mais de uma dezena de compositores, como Nelson Jesus, Vasco Valente, Rui Rodrigues, entre outros. Estas obras mereceram edição em partitura e audição, em concerto.


