A INATEL Local Bragança abriu pela primeira vez nesta cidade, na Rua Alexandre Herculano, em maio de 1968. Em 2008, ao abrigo do protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Bragança, passou as suas instalações para o Mercado Municipal, sito no Forte de S. João de Deus, onde se encontra atualmente.
A cidade de Bragança está inserida no Parque Natural de Montesinho, possui um património e uma gastronomia em torno da caça e do fumeiro e onde se destacam também o cabrito de Montesinho, a posta à mirandesa, o butelo com casulas, e um fruto característico do Nordeste Transmontano famosa castanha judia.
Nos acontecimentos realizados pela IL de Bragança destacam-se o Dia Mundial do Teatro, o Dia Mundial da Música, o Dia das Bandas Filarmónicas e o Encontro de Jogos Populares. E o apoio ao Entrudo Chocalheiro, realizado na Aldeia de Podence, o Carnaval mais genuíno de Portugal, classificado como Património Imaterial da Humanidade UNESCO. São iniciativas que se enquadram na missão de cariz social e de promoção da atividade turística, dinamizando o território, promovendo o bem-estar das populações, ajudando a combater a solidão nas localidades mais desertificadas.
Como pontos de interesse na região há o Museu Militar de Bragança, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Museu Abade de Baçal, o Museu da Máscara e do Traje.