Este é um programa concretizado em duas partes: o processo de eleição das Aldeias dos Sonhos e a integração das aldeias eleitas nos roteiros turísticos e culturais da Fundação INATEL.
É dirigido a aldeias e localidades portuguesas com 100 ou menos residentes permanentes, com o objetivo de mitigar os efeitos do isolamento social e geográfico das populações.
Promove, em qualquer das componentes referidas, a criação de oportunidades para a partilha de experiências de cariz comunitário, cultural, gastronómico, de convívio e de aprendizagem, em contexto de lazer.

Aldeia dos Sonhos
Concretização dos Sonhos
Anualmente, esta componente reflete-se através da eleição da Aldeia dos Sonhos e da oportunidade que é criada para concretizar os desejos apresentados em candidatura.
Estas viagens, organizadas para a comunidade no seu conjunto, têm a duração de 3 dias e incluem uma programação de carácter turístico e cultural.
Roteiro Aldeia dos Sonhos
Roteiro turístico e cultural que integra nos seus itinerários as Aldeias dos Sonhos como destinos de lazer.
Estes itinerários são desenhados para proporcionar experiências de “turismo de aldeia”, onde se transmitem aprendizagens relacionadas com atividades e eventos que definem o quotidiano da vida rural.
Pretende-se estimular um tipo de turismo que vive das especificidades e das diferenças, da proximidade e das relações afetivas que se estabelecem com os lugares e com as pessoas, dando a conhecer a beleza, o interesse, o valor e a singularidade destes territórios.
Com esta iniciativa, a Fundação INATEL tenciona contribuir para o desenvolvimento e a coesão territorial destes lugares, envolvendo a participação direta das populações, mostrando as paisagens, o património, a cultura e os recursos endógenos, de modo a reter valor financeiro e social para as comunidades anfitriãs. Residentes e visitantes usufruam mutuamente das atividades, o que permite a promoção de um turismo ético e responsável.
Histórico de Edições
60 pessoas beneficiárias.
Local visitado: cidade de Lisboa
70 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: região do Minho e cidade do Porto
50 pessoas beneficiárias.
Local visitado: cidade de Lisboa
40 pessoas beneficiárias.
Local visitado: cidade de Lisboa
40 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: cidades de Guimarães e Porto
26 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: cidades de Braga e Porto
40 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: cidade de Lisboa e vila de Sintra
38 pessoas beneficiárias.
Locais visitados: região do Alto Minho
Em definição.