A INATEL Social promove programas atentos à defesa dos direitos humanos e à preservação da dignidade humana, procurando contribuir para o desenvolvimento individual e comunitário, envolvendo pessoas, comunidades e organizações, preferencialmente, trabalhando em rede, com outras organizações e entidades congéneres.
INATEL Social
Aldeia dos Sonhos

Desenvolvimento pessoal e comunitário
Programa dirigido a aldeias com 100 ou menos residentes permanentes com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das populações isoladas social e geograficamente, promovendo ao mesmo tempo a notoriedade cultural e turística dos localidades eleitas, integrando-as nos roteiros turísticos e culturais da INATEL.
Em cada edição, a “Aldeia dos Sonhos” realizará uma viagem turística de três dias contemplando a concretização dos desejos dos seus habitantes, por vezes sonhos de uma vida, sendo proporcionadas experiências de lazer e culturais únicas e memoráveis.
Esta aldeia tornar-se-á destino dos roteiros turísticos e culturais autênticos, responsáveis e solidários organizados pela Fundação INATEL. Destaque RTP 
Conversa Amiga
Todos os dias, durante todo o ano
Linha de atendimento telefónico, de apoio emocional, criada em 2009, com o objetivo de prestar assistência e informação a todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um espaço seguro, anónimo e confidencial, disponível para a escuta ativa e o acolhimento, onde todos podem expressar os seus sentimentos e receber orientação adequada.
Recentemente criado, o serviço gratuito de psicoterapia que integra agora a linha Conversa Amiga permite dar resposta mais profunda a problemas emocionais.
"Esperança para quem não vê futuro no presente" | Jornal Tempo Livre
Portugal no Coração
Destinado a emigrantes de longa duração
O programa “Portugal no Coração” é organizado desde 1996, em parceria com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e a TAP Portugal.
Atento à importância das comunidades portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus elementos mais idosos, este programa proporciona uma estadia de 10 dias em Portugal, com todas as despesas pagas, incluindo passagens aéreas, a cidadãos portugueses com mais de 65 anos de idade, residentes no estrangeiro que, pela sua situação económica e pela distância que os separa, dificilmente teriam condições para o fazer pelos seus próprios meios.


