Os campeonatos da Fundação INATEL são porventura a maior marca a nível desportivo que a Fundação deixa desde 1935.
Vocacionados para a ocupação dos tempos livres, ao fim de semana e também ao longo da mesma com a realização de treinos ou jogos, os campeonatos da Fundação sempre se mostraram uma alternativa para todos os que não tinham disponibilidade para integrar os campeonatos federados, ou que não conseguiam reunir todos os requisitos, mas que ainda assim demonstravam grande interesse por praticar e competir na sua modalidade de eleição.
As competições organizadas pela Fundação INATEL são um grande foco de mobilização de CCD’s e associados, assim como um motor de dinamização e desenvolvimento dos CCD’s e comunidades locais.
Grupos de pessoas que se unem e trabalham para o desenvolvimento de uma comunidade e de uma terra.
Nomeadamente no Futebol 11 são ainda uma forte forma de identificação regional e, durante os fins de semana, é fácil pelo país fora ver recintos desportivos cheios de adeptos a apoiar um dos perto de 300 CCD’s que participam nas competições de Futebol 11.
Para além do Futebol 11, outras modalidades têm atualmente o seu espaço de forma estruturada nos quadros competitivos da Fundação INATEL: Futsal, Futebol 7, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Tiro, Ténis de Mesa, Natação, Xadrez e, mais recentemente, o Boccia.
No passado, outras tiveram o seu destaque, como por exemplo, o Ténis, o Atletismo, o Ciclismo, ou o Judo.
A história é feita de ciclos e certamente que haverá espaço no futuro para o ressurgimento de modalidades históricas ou a introdução de novas modalidades.