INATEL Desporto

O Desporto na Fundação INATEL tem como objetivo fomentar a atividade física e desportiva na  sociedade, em todas as suas faixas etárias, mediante a oferta de produtos e serviços  inovadores que tragam mais qualidade de vida aos nossos associados.
Para isso, apresenta um quadro diversificado de atividades, para a prática de modalidades  de desporto amador - competitivo ou informal - com características únicas no país.
Atento às necessidades da sociedade, este departamento aposta na criação de projetos estruturados e credíveis para a ocupação dos tempos livres, o lazer e ainda a formação desportiva de diversos públicos.

 

Competições

Os campeonatos da Fundação INATEL são porventura a maior marca a nível desportivo que a Fundação deixa desde 1935.
Vocacionados para a ocupação dos tempos livres, ao fim de semana e também ao longo da mesma com a realização de treinos ou jogos, os campeonatos da Fundação sempre se mostraram uma alternativa para todos os que não tinham disponibilidade para integrar os campeonatos federados, ou que não conseguiam reunir todos os requisitos, mas que ainda assim demonstravam grande interesse por praticar e competir na sua modalidade de eleição.
As competições organizadas pela Fundação INATEL são um grande foco de mobilização de CCD’s e associados, assim como um motor de dinamização e desenvolvimento dos CCD’s e comunidades locais.
Grupos de pessoas que se unem e trabalham para o desenvolvimento de uma comunidade e de uma terra.
 Nomeadamente no Futebol 11 são ainda uma forte forma de identificação regional e, durante os fins de semana, é fácil pelo país fora ver recintos desportivos cheios de adeptos a apoiar um dos perto de 300 CCD’s que participam nas competições de Futebol 11.
Para além do Futebol 11, outras modalidades têm atualmente o seu espaço de forma estruturada nos quadros competitivos da Fundação INATEL: Futsal, Futebol 7, Andebol, Voleibol, Basquetebol, Tiro, Ténis de Mesa, Natação, Xadrez e, mais recentemente, o Boccia.
No passado, outras tiveram o seu destaque, como por exemplo, o Ténis, o Atletismo, o Ciclismo, ou o Judo.
A história é feita de ciclos e certamente que haverá espaço no futuro para o ressurgimento de modalidades históricas ou a introdução de novas modalidades.

Programas ao Ar Livre

Ao longo da sua história a Fundação INATEL sempre teve uma forte ligação às atividades desportivas de Ar Livre.
Ligação essa que foi sendo manifestada de diversas formas e níveis de aproximação variáveis.
Das provas de ciclismo para equipas amadoras, às travessias em BTT, das caminhadas ao rafting.
Nos anos 90, a Fundação INATEL através do seu Departamento de Desporto foi precursora no Desporto Aventura, tendo sido peça fundamental na introdução, implementação e democratização destas atividades. Canoagem, Rafting, Escalada, Espeleologia, entre outras tantas atividades que tiveram na Escola de Parapente INATEL o seu apogeu.
As INATEL Locais mantiveram depois essa tendência, proporcionando em cada distrito atividades de acordo com a procura e hábitos de atividade física característicos de cada zona do país.
Recentemente, volta o Departamento de Desporto a assumir a dinamização centralizada e de implementação nacional deste tipo de prática de atividade física e desportiva, associando-lhe uma vertente turística e de dinamização das Unidades Hoteleiras INATEL, com a criação, numa primeira fase dos Trilhos INATEL, seguindo-se o INATEL Zen e o INATEL Acqua.

Desporto Laboral

O Projeto Desporto Laboral pretende desenvolver e dinamizar o desporto e atividade física no local de trabalho.
Procura melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e do clima organizacional das empresas e visa reduzir o desgaste físico e mental dos colaboradores.
Mais do que prevenir doenças, o Desporto Laboral surge como um meio para se adquirir hábitos de vida saudáveis, de forma lúdica, recreativa e educativa.
Implementado a partir de 2013, este projeto já entrou em diversas empresas privadas e instituições públicas. Com formatos adaptados às características e disponibilidade de cada instituição, este projeto tem na sua versatilidade e diversidade de atividades oferecidas a sua grande mais-valia.
Do presencial ao online, ou até mesmo ao regime misto.
À hora de almoço ou ao lanche, uma ou duas vezes por semana - durante praticamente uma hora, ou apenas 15 minutos.
O importante é mesmo melhorar as capacidades de cada um realizar, depois as suas tarefas laborais, sem colocar em causa o funcionamento das instituições.

Publicado em Tamanho Tipo