Salão Piolho | Cine-Concertos - 8 ª Edição
Porto | 21,22 e 23 novembro
Entrada Livre
A 8ª edição do Salão Piolho – Cine-Concertos chega mais uma vez à cidade do Porto onde serão acolhidas três sessões inéditas na cidade.
Sonoridades tradicionais, clássicas e jazzísticas chegam-nos pelas mãos de O Gajo, A Cantadeira e Filipe Raposo que acompanham alguns dos clássicos do cinema mudo mais emblemáticos.
O Salão Piolho segue assim a sua missão de proporcionar um novo olhar sobre um cinema que importa recordar.
Programa
- 21 de novembro | 5ª feira | 21h30 | Círcuito Católico dos Operários do Porto
Mulheres da Beira de Rino Lupo | A Cantadeira | M/12
1923 | Portugal | 83 min.| Com: José Soveral, Branca de Oliveira, Joaquim Almada, Sarah Cunha | Legendado em português
Estreia Absoluta
"Arouca. O trágico devaneio de Aninhas, uma jovem e bela camponesa que, por sonhos de riqueza e um fascínio amoroso, repele o afecto arrebatado de André, um rústico contemplativo. A Volúvel Aninhas deixa-se enredar na funesta teia de sedução do Fidalgo da Mó que, uma vez entediado e com nova amante, acaba por desprezá-la…”
José de Matos-Cruz
O moleiro Pedro, pai de Aninhas, uma jovem e bela camponesa de uma pequena aldeia do interior de Portugal, encarrega-a de ir vender pão a Arouca todos os dias para contrariar a preguiça da filha.
Aninhas encontra frequentemente no caminho o pastor André que está apaixonado por ela, mas que a rapariga ignora. Na vila descobre um mundo novo: as mulheres bem vestidas, a imponência do convento, a feira e os belos fidalgos.
Numa das idas a Arouca, a jovem é seduzida pelo Fidalgo da Mó com quem, mais tarde, foge para o Porto. Ali passa algum tempo em idílio amoroso, habituando-se a custo à riqueza que a rodeia, mas o fidalgo rapidamente a troca pela sofisticada Clara d'Orsay.
Sobre A Cantadeira
A Cantadeira é Joana Negrão, com um percurso musical ligado à música de tradição oral portuguesa, desde os Dazkarieh até aos Seiva, atualmente.
A Cantadeira procura inspiração nas mulheres de antigamente e nas de hoje, nas nossas mães, tias e avós que com as suas vozes nos embalaram, acolheram, criaram e nos deixaram o seu legado feminino forte e emotivo.
Apresenta-se a solo num espetáculo em que a voz é o fio condutor para paisagens sonoras ancestrais e atuais. Recorrendo à gravação constante de camadas de vozes sobrepostas e gravadas ao vivo e em tempo real A Cantadeira tem Voz(es) de Mulher.
- 22 de novembro | 6ª feira | 21h45 | Cinema Trindade
The General - Pamplinas Maquinista de Buster Keaton e Clyde Bruckman | Com O Gajo | M/6
1927 | EUA | 75 min.| Com: Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender | Legendado em português
Passado durante a guerra civil americana, Buster Keaton encarna Johnnie, um engenheiro ferroviário que tem dois amores: a namorada, Annabelle, e uma locomotiva chamada “The General”.
Quando inimigo captura ambas, Johnnie não descansa enquanto não as resgata. Um filme recheado de momentos de riso, mas ao mesmo tempo um melodrama e um filme de ação com uma cuidada reconstituição histórica. Era entre os seus filmes aquele de que Keaton mais se orgulhava e contém algumas das mais fantásticas proezas físicas e coreografias cómicas da História do cinema.
Sobre O Gajo
O projeto O Gajo nasceu da inspiração das referências da World Music de João Morais, anteriormente ligado ao punk rock, quando descobriu na Viola Campaniça o cruzamento da sua urbanidade com a música de raiz tradicional.
Com vários álbuns editados em nome próprio desde 2017, O Gajo apresentou-se em festivais europeus tendo a sua música sido reconhecida o Prémio “Mais Alentejo” e com o prémio INATEL dos Iberian Festival Awards.
-
23 de novembro | Sábado | 18h | Casa das Artes
O ÚLTIMO DOS HOMENS de F. W. Murnau | Com Filipe Raposo | M/12
1927 | Alemanha | 77 min. | Com: Maly Delschaft, Emil Jannings, Max Hiller| Legendado em português
Orgulhoso de seu trabalho, mas já sentindo o peso dos anos, o velho porteiro do hotel Atlantis é afastado de seu cargo e realocado na função de criado do banheiro masculino. O rebaixamento provoca um efeito desastroso na sua autoestima e no prestígio perante a sua família, amigos e vizinhos. Com roteiro de Carl Mayer, o filme é um dos últimos da fase alemã de Murnau, e é considerado uma das obras mais expressivas do género Kammerspiel, abordagem mais realista e psicológica do cinema expressionista. Despido do seu uniforme, o seu pilar social, quais as consequências para este homem? .
Sobre Filipe Raposo
Iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa e foi bolseiro da Royal Music Academy of Stockholm. Licenciado em composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, tem colaborado com inúmeras orquestras europeias, assim como com alguns dos principais nomes da música portuguesa, como Sérgio Godinho, José Mário Branco, Camané, etc..
Desde 2004 que colabora com a Cinemateca Portuguesa como pianista residente no acompanhamento de filmes mudos. Colabora regularmente como compositor em Cinema e Teatro e tem editados diversos discos em nome próprio.
Entrada livre sujeita à lotação das salas
Informações e reservas: 210 027 148 (chamada para a rede fixa nacional) | cultura@inatel.pt
Moradas:
Círculo Católico de Operários do Porto – Rua Duque de Loulé, 202
Cinema Trindade – Rua do Almada, 412
Casa das Artes - Rua Ruben A, 210