No passado sábado, o Centro de Congressos das Caldas da Rainha foi palco de um momento especial: a apresentação dos premiados ex aequo do Prémio INATEL Mérito Musical – Eduardo Moreira (violino) e Isis Reis (clarinete). Destinado a alunos do nível médio, este prémio reconhece o talento, o empenho e a excelência musical de jovens intérpretes que se destacam pelo seu percurso artístico. Um agradecimento à Orquestra Metropolitana de Lisboa, nossa parceira nesta iniciativa, pelo apoio inestimável à formação e valorização de jovens músicos. Parabéns aos premiados!
O Prémio INATEL Mérito Musical - Nível Médio promove a excelência performativa e artística musical dos alunos da Escola Profissional da Metropolitana (EPM) e incentiva a apresentação a solo com orquestra, tendo como formação de base o estudo da componente instrumental ao mais alto nível, para músicos de orquestra e músicos para agrupamentos de câmara.
Ísis Reis | Clarinete
Ísis Reis iniciou os seus estudos musicais na Orquestra Geração, onde começou a tocar clarinete.
Um ano depois, foi admitida no 7.º ano da Escola Profissional da Metropolitana, onde continua a sua formação musical, sob orientação do professor Felipe Dias.
Ao longo do seu percurso académico e artístico, teve a oportunidade de estudar e aperfeiçoar a sua técnica com alguns dos mais prestigiados clarinetistas, entre os quais, António Saiote, Nuno Pinto, Herman Stefenson, Miguel Costa, Vítor Sousa, Jordi Pons, Hugo Figueiredo, Johan Naus.
Participou em diversas masterclasses e competições de relevo, nomeadamente, no 36.º Prémio Jovens Músicos, no Concurso de Clarinetes de 2024, na Masterclass de Felgueiras, na Academia de Clarinete em Loures, entre outros eventos, que contribuíram para o seu crescimento artístico e profissional.
Eduardo Moreira | Violino
Eduardo Valente Moreira iniciou os seus estudos de violino aos 7 anos, na Escola de Música dos Salesianos de Lisboa, com o professor Ricardo Mendes.
No 10.º ano, ingressou na Escola Profissional da Metropolitana, orientado pelo professor César Nogueira e, um ano depois, integrou a classe do professor David Ascensão, onde permanece até hoje, no seu último ano do Ensino Secundário.
Paralelamente ao seu percurso na Escola Profissional, teve a oportunidade de realizar uma masterclass com o solista internacional e professor no Conservatório de Genève, Tedi Papavrami, e no Festival Verão Clássico 2024, em Lisboa. Teve ainda masterclasses com o violinista Álvaro Pereira e com a professora da Academia Nacional Superior de Orquestra, Ana Pereira.
Em fevereiro de 2025, foi um dos vencedores do concurso Jovem Solista INATEL, tendo interpretado o primeiro andamento do concerto de Mendelssohn em Mi maior.