O Museu INATEL pretende mostrar, ao público que o visita, a longa história desta instituição singular, que foi criada simultaneamente com a definição de tempos livres para os trabalhadores, em Portugal no ano de 1935. Este conceito era desconhecido até então, numa realidade que hoje temos dificuldade em conceber. Com a criação da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT) surge este conceito de tempo livre, a possibilidade de fazer férias, aceder a cultura, praticar desporto, bem como o acesso a cuidados básicos de saúde e de educação, para muitas pessoas inacessível.
A instituição atravessa todos os períodos da história de Portugal no séc. XX, por um lado consolidando-se, por outro, reinventando-se e fazendo valer o seu papel crucial na sociedade. Por isso, com o fim do regime ditatorial, a FNAT designar-se-á INATEL – Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores e, mais tarde, Fundação INATEL até aos dias de hoje, prosseguindo a sua missão social.
O papel do serviço educativo do Museu INATEL é criar uma oferta de atividades para todos os públicos, convidando-os a conhecer e usufruir deste espaço e desta história fascinante.