A sua História é a nossa História

Museu INATEL - Encerramento Temporário

Informamos que o Museu INATEL encontra-se temporariamente encerrado ao público, até janeiro de 2026, por motivos de obras de manutenção.
Pedimos desculpa pelos inconvenientes causados e agradecemos a compreensão.
Para informações adicionais, por favor contacte:
Telefone: 210 027 150
Email: museu@inatel.pt

 

Inaugurado em 2023, em Évora, o Museu INATEL é um espaço de divulgação do percurso da Fundação INATEL desde a criação da Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (F.N.A.T.), em 1935.

O Regime da Duração do Trabalho de 1934 - diploma que decorre dos princípios constantes no Estatuto do Trabalho Nacional, de 1933 - estabeleceu pela primeira vez uma jornada de oito horas de trabalho para a indústria e comércio, pondo em prática uma convenção da Organização Internacional do Trabalho ratificada em 1928. Para os trabalhadores agrícolas a o mesmo surgirá apenas em 1962. Com a redução do tempo de trabalho, cresceu a procura de novas formas de ocupação dos tempos livres e de opções de alojamento económico fora dos grandes centros urbanos. Este novo enquandramento dita a criação da F.N.AT. que irá desenvolver junto da sociedade civil o conceito de turismo social e de tempos livres, bem como um ideal de férias e lazer para os trabalhadores, oferecendo tempos livres com qualidade e diversidade, consubstanciados nas ideologias do Estado Novo.

No Museu INATEL, cujo acervo é originário de arquivos do Ministério do Trabalho, de centrais sindicais e da F.N.A.T./INATEL I.P. e Fundação INATEL, o visitante é convidado a percorrer os diversos momentos que evocam a história da instituição, mas também a História de Portugal e das políticas sociais no âmbito do lazer dos trabalhadores, em conexão com a história do mundo do trabalho, ao longo de nove décadas, dando a conhecer a evolução destas práticas desde um Estado ditatorial à passagem e adaptação a um estado democrático.

A Biblioteca INATEL gere de cerca de 65 000 exemplares bibliográficos, monografias e periódicos, focados sobretudo nas ciências sociais e humanas, designadamente etnologia, etnografia, antropologia, sociologia, musicologia, etnomusicologia e teatro. Alguns exemplares, publicações reservadas únicas no país, poderão ser consultadas, a pedido, na sala de leitura.

O Museu e Biblioteca INATEL estão instalados no Palácio Barrocal, também conhecido por Palácio dos Condes de Murça, no centro histórico da cidade de Évora, junto à praça do Giraldo, um edifício quinhentista classificado como Património Cultural.

Visite-nos! A sua história é também a nossa história.  

Informações e contactos

Morada
Palácio Barrocal, Rua de Serpa Pinto 4-6, 7000-537, Évora

Tel. (+351) 266 730 520 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail museu@inatel.pt

Entrada Gratuita
Terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 (última entrada até às 17h00)
Sábado e domingo (mediante reserva até às 18h00 da quarta-feira anterior)

 

Publicado em Tamanho Tipo