A cozinha portuguesa é um reflexo fiel da nossa identidade, onde cada receita é o resultado de gerações de conhecimento.

O que propomos é mais do que um menu, é uma viagem no tempo e um mergulho nas raízes de uma cultura que se expressa nos sabores.

 

  • Chef Hélio Loureiro 

Gastrónomo e investigador da arte da cozinha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, autor de vinte e seis livros de culinária e um Romance histórico, apresentador de programas de televisão, cronista em diversas publicações, convidado para integrar como júri de concursos internacionais e nacionais.

(https://www.helioloureiro.com/)

 

  • Chef Marco Gomes 

Natural de Trás-os-Montes, é um homem da terra, ligado aos produtos e às raízes da gastronomia dos territórios do norte de Portugal. 

(https://egosto.pt/nosaspessoas/2022/03/17/marco-gomes/)

 

  • Chefe Lídia Brás

Com uma formação inicial em Artes, foi na cozinha que encontrou o seu lugar e paixão. 

No seu trabalho preserva a autenticidade, sazonalidade e características da cozinha portuguesa, por vezes com um toque pessoal de inovação. 

Cozinheira por vocação, mantém a intrínseca relação com Trás-os-Montes e com os modos e costumes das suas raízes, é onde investiga o receituário Transmontano ancestral, ligado maioritariamente a tradições de festas populares, comidas do campo e rituais específicos daquela região. 

Além da participação em programas televisivos, feiras gastronómicas, eventos privados e showcookings, é maioritariamente no Stramuntana que divulga produtos, receitas e produtores do Nordeste de Portugal

 

www.facebook.com/stramuntana/

www.instagram.com/stramuntana.oquenacionalebo

 

  • Confraria do Covilhete

Criada no dia 20 de julho de 2015, (…) a Confraria do Covilhete – CC tem por objeto a defesa, a valorização, a promoção e a divulgação do covilhete e dos produtos culturais e gastronómicos que lhe estão associados (…)

(www.confrariadocovilhete.pt)

 

  • Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito

O pão de Valongo, do qual se destaca a afamada regueifa e os biscoitos de Valongo, é um património material e imaterial que urge preservar e manter bem vivo na memória.

(confrariadopaodaregueifaedobiscoitodevalongo.com)

 

  • Queimada Galega

É uma bebida alcoólica associada ao norte de Portugal, elaborada com aguardente, açúcar, cascas de limão, grãos de café e outros ingredientes, é preparada e consumida num ritual específico.