A Delegação de Vila Real situa-se na Rua Serpa Pinto, com lugar central no miolo da cidade, ladeada pelo parque Natural do Alvão e pelas escarpas do rio Corgo.
Envolvendo a comunidade e materializando no território as áreas de missão da Fundação INATEL, desenvolve, em parceria com os Centros de Cultura e Desporto e com as autarquias, variadíssimas atividades, destacando-se, a comemoração do Dia Mundial do Teatro e Dia Mundial da Música e do Dia das Bandas Filarmónicas, os encontros de Jogos Populares, os campeonatos amadores de futebol e futsal e de tiro ao alvo, os torneios de pesca desportiva, a par com iniciativas de cariz social e de promoção da atividade turística.
O distrito de Vila Real, com os seus 14 concelhos, estende-se por um território vasto classificado pela Unesco como Douro Património da Humanidade, que se distingue pela riqueza paisagística, cultural e gastronómica.
Ganha particular relevância local o trabalho dos oleiros de Bisalhães, que fabricam as suas peças de barro preto obedecendo a um processo de fabrico reconhecido pela Unesco como Património Cultural Imaterial. Esta é a terra onde outrora os romanos, como Titus Flavius Vespasianus, descobriram os benefícios das águas termais, que viu nascer Fernão Magalhães, Miguel Torga e o soldado Milhões, e que tem como produtos de excelência, o vinho, o azeite e a castanha judia.


