A INATEL Ponta Delgada está instalada, desde a década de 1960, num edifício de traça antiga, apalaçado, datado dos anos 20.
Ponta Delgada é uma pequena cidade, mas é a maior do arquipélago dos Açores, e aqui se encontram as marcas patrimoniais da sua história, patentes nos edifícios e monumentos, nas ruas e nos jardins. À sua dimensão, a cidade oferece todos os serviços das sociedades modernas.
Em termos de património edificado, natural e museológico, realça-se o Museu Carlos Machado, a Galeria de Arte Fonseca Machado, a Igreja do Colégio, o Jardim José do Canto, os Jardins da Presidência do Governo Regional, a Universidade dos Açores, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o Centro Comercial Parque Atlântico e as Portas do Mar, o Convento da Esperança, a Avenida Marginal, o Forte de São Brás e o Museu da História Militar, o Alto da Mãe de Deus e a Igreja Matriz de São Sebastião.
As maiores festas religiosas realizam-se em maio, em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e em junho acontecem as Festas do Espírito Santo.
Em termos de gastronomia, a cidade conta com muitos restaurantes que oferecem cozinha regional e internacional de qualidade.
No concelho, maravilham as paisagens da Lagoa do Fogo, das Sete Cidades, do Miradouro do Pico do Carvão, do Pinhal da Paz e entusiasmam as viagens ao meio do mar para encontro com baleias e golfinhos.


