A INATEL Bragança instalou-se pela primeira vez nesta cidade em maio de 1968, na Rua Alexandre Herculano, estando desde 2008 sedeada no espaço do Mercado Municipal, sito no Forte de S. João de Deus, ao abrigo de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Bragança.
A cidade de Bragança está integrada no Parque Natural de Montesinho e possui um património e uma gastronomia notáveis associados à caça e ao fumeiro, destacando-se também o cabrito de Montesinho, a posta à mirandesa, o butelo com casulas e um fruto característico do Nordeste Transmontano, a famosa castanha judia.
De entre os acontecimentos promovidos e apoiados pela Delegação de Bragança, destacam-se o Dia Mundial do Teatro, o Dia Mundial da Música, o Dia das Bandas Filarmónicas e o Encontro de Jogos Populares, e o Entrudo Chocalheiro, o Carnaval mais genuíno de Portugal, realizado na Aldeia de Podence, classificado como Património Imaterial da Humanidade UNESCO. São iniciativas que se enquadram na missão de cariz social e de promoção de atividade turística, dinamizando o território, promovendo o bem-estar das populações, ajudando a combater a solidão nas localidades mais desertificadas.
Como pontos de interesse na região, salientamos o Museu Militar de Bragança, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Museu Abade de Baçal e o Museu da Máscara e do Traje.


