A Fundação INATEL lançou, em 2025, a 1.ª edição do programa ART’INATEL – Residências Artísticas, uma iniciativa estratégica que reforça o compromisso da instituição com a democratização do acesso à cultura, o fortalecimento do tecido artístico nacional e a valorização das comunidades locais.
O programa apoia projetos inovadores nas áreas da música, dança e teatro, promovendo a criação artística em contexto de residência e incentivando o contacto direto entre artistas e territórios.
Programa
As candidaturas para a edição de 2025 decorreram entre julho e agosto e encontram-se atualmente encerradas.
Neste momento, decorrem residências artísticas nas unidades hoteleiras da Fundação INATEL em Cerveira, Luso, Manteigas, Foz do Arelho, Caparica e Albufeira, proporcionando aos artistas selecionados um ambiente de imersão criativa, partilha e intercâmbio cultural.
Ao longo do desenvolvimento das residências, a Fundação INATEL irá divulgar o seu progresso e resultados através dos canais de comunicação regulares e redes sociais.
Regulamento da Edição 2025 (disponível para consulta)
Projetos e Artistas Premiados
A Fundação INATEL distinguiu oito artistas com o prémio ART’INATEL – Residências Artísticas.
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se a 17 de novembro, assinalando o sucesso da 1.ª edição, que contou com 37 candidaturas provenientes de todo o país. O evento contou com a presença da Vice-Presidente, Eduarda Marques, e da Administradora, Teresa Costa.
- Avesso às avessas (Teatro) – Adriana Campos
- Do.Outro.Lado.Do.Espelho (Música) – Bruno Pinto
- inAÇÃO: Laboratório Musical (Música) – Rodrigo Teófilo
- MÁXIMO (Música) – Máximo Francisco
- NA IDADE MAIOR (Dança) – João Pires e Diana Sousa
- O tempo que mora no gesto (Dança) – Rute Vitorino
- Royal Bermuda (Música) – Diogo Esparteiro
- SouReal (Teatro/Dança) – António Pedro Santos Leitão


