Política de Gestão de Sustentabilidade da Fundação INATEL
A Política de Gestão da Sustentabilidade define o modelo de governação, identificando os principais intervenientes e as respetivas responsabilidades na gestão da Sustentabilidade na Fundação INATEL, os princípios orientadores e as atividades específicas neste contexto. Esta Política constitui uma referência interna da Fundação INATEL, aplicável a todos os seus trabalhadores e colaboradores no exercício das respetivas funções.
1. Enquadramento
A Política de Sustentabilidade define o modelo de gestão da Sustentabilidade na Fundação INATEL, bem como os princípios e valores na base da atuação.
2. Modelo de gestão da Sustentabilidade
Ø Conselho de Administração
Compete ao Conselho de Administração, entre outras responsabilidades, a definição da estratégia geral da Fundação INATEL, bem como a preparação e respetiva execução dos planos de atividades e orçamentos, em conformidade com os termos definidos nos estatutos e regulamentos internos.
Ø Direção de Sustentabilidade
Estrutura especializada e exclusivamente dedicada à Sustentabilidade, assegurando a coordenação de programas, iniciativas e sistemas, em articulação com as diversas Unidades Orgânicas.
Ø Gestores responsáveis pelas Unidades Orgânicas (UO)
As questões de Sustentabilidade são transversais à atividade da Fundação INATEL e é da responsabilidade de todas as UO assegurar, dentro das suas esferas de atuação, os procedimentos e as iniciativas que permitem a concretização das políticas, normas e estratégias aplicáveis neste contexto.
Ø Gestão local da Sustentabilidade
Trabalho concretizado localmente, nos serviços descentralizados da Fundação INATEL, através da implementação das estratégias e medidas definidas no contexto da Sustentabilidade.
3. Princípios e valores na base de atuação
A Fundação INATEL, na preservação das razões que levaram à sua criação em 1935, com a designação FNAT – Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, tem como fins principais a promoção do aproveitamento dos tempos livres dos trabalhadores, desenvolvendo e valorizando o turismo social, a criação e a fruição cultural, a atividade física e desportiva, a inclusão e a solidariedade social.
A Sustentabilidade, no seu sentido global e na complementaridade das suas componentes social, ambiental e económica, é indissociável do papel que a Fundação INATEL desempenha na sociedade, guiada pelo dever de deixar, para as gerações vindouras, um contexto social e ambiental melhor do que o que vivemos atualmente.
Ø Dimensão Social
Guiada por princípios e valores éticos que resultam do compromisso social assumido desde o primeiro dia, a Fundação INATEL procura um desenvolvimento individual e comunitário mais justo e mais coeso, para todos. Face aos desafios sociais sempre novos, concretiza uma atuação com valor social elevado e de promoção do bem-estar comum.
Não só, mas também porque é uma entidade com raízes profundas no domínio da Economia Social, tem como uma das principais premissas a defesa de formas de trabalho dignas e promotoras do bem-estar dos seus quadros, sem olhar a diferenças de género, idade, religião e socioeconómicas, entre outras. Assume a convicção forte de que todos são merecedores da equidade de oportunidades e de tratamento, de remuneração justa, do acesso à formação e ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Ø Dimensão Ambiental
A preservação do meio ambiente, que inclui a fauna, a flora e os recursos naturais, entre outros, é um dos seus mais sérios compromissos e, consequentemente, transversal a todos os serviços que constituem a sua rede. Perante a evidência de que as suas escolhas realizadas no dia-a-dia têm consequências, a Fundação INATEL responde de forma responsável na gestão dos seus recursos. Está empenhada em reduzir os impactos negativos para o ambiente associados à sua atividade, bem como em procurar gerar externalidades positivas que conduzam a uma presença mais responsável e mais sustentável na comunidade. Progressivamente, reforça a sua eficiência energética e hídrica, ajusta o consumo às suas necessidades, aposta na economia circular e na gestão responsável dos resíduos que produz.
Ø Dimensão Económica
Não é possível dissociar as dimensões social e ambiental da dimensão económica e, respeitando esta à produção, economia e consumo, a Fundação INATEL procura criar mais valor económico, respeitando as pessoas e o meio ambiente. Neste contexto de criação de valor partilhado, integra os princípios da sustentabilidade na sua gestão, desde a definição dos seus produtos e serviços até à sua disponibilização ao público, privilegiando e promovendo a oferta que encontra em todo o território nacional. Procura ser mais eficiente através da criação de sinergias internas entre as várias áreas de atuação, mas também externas, apostando na cooperação com outras entidades parceiras.
Ø Governança
O modelo de governação da Fundação INATEL considera a Sustentabilidade como a estratégia a prosseguir, promovendo a inovação e a eficiência, a responsabilidade, a transparência e a participação por todas as partes interessadas.
A Fundação INATEL desenvolve a sua atividade com total transparência, rigor e respeito pelo enquadramento legal nacional e comunitário, num contexto caracterizado por análises e avaliações criteriosas e constantes. Segue um rigoroso Código de Conduta, incluindo uma política de tolerância zero à corrupção e à discriminação, e compromete-se com a melhoria contínua das práticas no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, incluindo a monitorização e a avaliação permanentes, com pessoas e recursos dedicados para atingir os seus objetivos neste domínio.
4. Gestão da Sustentabilidade
Sensibilização e atividades para a Sustentabilidade
A Fundação INATEL promove a sensibilização específica sobre o Desenvolvimento Sustentável, interna e externamente, tendo em vista a partilha de conhecimento, a implementação e a consolidação de boas-práticas. Do mesmo modo, promove e participa em iniciativas que contribuem para o cumprimento de metas do Desenvolvimento Sustentável.
Ø Partes interessadas
A identificação das expetativas das partes interessadas, no que respeita à atividade da Fundação INATEL, deve contribuir para o reforço de relações com transparência e confiança, para a identificação de temas materiais e, consequentemente, para a redução da exposição a riscos e para a promoção de oportunidades para a melhoria.
Ø Materialidade
A aferição dos temas ambientais, sociais e de governação mais relevantes, é concretizada de acordo com os normativos legais e regulamentares em vigor, nacionais e internacionais.
Ø Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS
A Fundação INATEL, na concretização da sua atividade, contribui de forma direta e significativa para o cumprimento dos seguintes ODS: 3 – Vida saudável e bem-estar, 4 – Educação de qualidade, 8 – Trabalho digno e crescimento económico, 10 – Reduzir as desigualdades e 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
Ø Filiações e parcerias
Na prossecução de uma missão social ampla e responsável, a Fundação INATEL promove a colaboração com outros agentes da administração pública, do setor privado, do terceiro setor e da academia, nacionais e internacionais.
O conjunto das redes de colaboração e partilha de conhecimento que a Fundação INATEL integra pode ser consultado em https://www.inatel.pt/pt/inatel/filiacoes-e-parcerias/.
Ø Avaliações externas e certificações
A Fundação INATEL colabora com várias organizações na reunião e partilha de informação ambiental, social e de governação, no sentido de ver analisado e classificado o seu desempenho de Sustentabilidade, em conformidade com as melhores práticas e referenciais internacionais.
Ø Reporte e comunicação de Sustentabilidade
A Fundação INATEL monitoriza, avalia e reporta o seu progresso em matéria de sustentabilidade, incluindo neste processo a análise de materialidade e as expetativas das partes interessadas. Resulta deste facto a definição de objetivos, metas mensuráveis e indicadores de desempenho (KPI) para monitorizar o progresso; bem como a comunicação interna e externa dos compromissos, ações e resultados.
Fundação INATEL, 2025


