Os programas governamentais
Para seniores, jovens e toda a família

Grupo de excursionistas

A partir de 1995 o governo português deu início a programas destinados ao Turismo Sénior, atribuindo a gestão dos mesmos ao INATEL, que contratualiza com diversas entidades privadas a aquisição de uma grande parte dos serviços, alargando os aspetos positivos destas ações à dinamização da economia em geral, promovendo a ocupação hoteleira na época baixa e inúmeros benefícios para as atividades da iniciativa privada.

A melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população são os grandes objetivos dos programas para os jovens e para a família, possibilitando o usufruto de períodos de férias e de lazer e o estímulo da interação social enquanto fator de combate à solidão e exclusão, bem como o incentivo da prática do turismo, dinamizando a atividade económica e cultural das regiões abrangidas.

Turismo sénior
Sete dias, pensão completa, passeios turísticos, atividades culturais e recreativas, acompanhamento permanente de um animador sociocultural.

Saúde e termalismo sénior
Quinze dias, pensão completa, atividades culturais e turísticas, tratamentos termais em algumas das melhores estâncias do território nacional, com acompanhamento de um animador.

60+ Açores
Sete dias, pensão completa, com atividades e passeios, na companhia de um animador sociocultural. Destinado aos cidadãos seniores residentes nos Açores.

Portugal no coração
Dirigido aos emigrantes residentes fora da Europa que não visitem Portugal há mais de 20 anos, uma possibilidade única de gratuitamente revisitar o país de origem e de rever os familiares.

Turismo solidário
Férias para toda a família Seis dias, pensão completa, atividades culturais, acompanhamento de um animador sociocultural. Para todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos, seus cônjuges e/ou outros membros dependentes do agregado familiar.

Abrir portas à diferença
Viajar com liberdade para os cidadãos portugueses portadores de deficiência permanente de qualquer idade, estadia em regime de pensão completa e um conjunto de atividades lúdicas. Acompanhamento de um animador sociocultural nas viagens.

Turismo juvenil
Turismo educativo júnior - Um campo de férias de 6 dias para jovens dos 13 aos 17 anos, durante a páscoa ou o verão, com atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e desportivas e acompanhamento de monitores.