#Emigrantes

20 MAR a 28 ABR
QUA a SÁB 21:30
DOM 17:00
Teatro
Sala ESTÚDIO


Conversa com o público
7 ABR / DOM. Após o espetáculo

Mesa-Redonda
EMIGRANTES: HABITAR A SENSAÇÃO DO INÓSPITO

14 ABR - DOM 15:00


Estranhos uns dos outros, encontramos na vulnerabilidade coletiva a derradeira reciprocidade. Vivendo em cidades estrangeiras, o que nos distingue é o que nos permite sentirmo-nos em grupo, ligados por uma condição estranhamente paradoxal de atração e de repulsa.
Apregoa-se a liberdade, elogia-se a emancipação. Mas revisitam-se ou criam-se novos fantasmas que alimentam a áspera sensação de ameaça e medo do estranho.  Refazem-se fronteiras, nomeiam-se e exilam-se antigos e novos impuros. O sonho de pureza, de descontaminação dos eleitos, é revisitado sem cessar, devolvendo-nos, implacavelmente, o desconforto da derradeira e estranha reciprocidade.
 __
A partir de Al Berto, Fernando Pessoa e Sławomir Mrożek
Encenação e dramaturgia Ricardo Boléo
Assistência de encenação Sara Boléo
Com Carlos Vieira e Vítor Silva Costa
Espaço cénico Eurico Lopes
Desenho de luz Miguel Cruz
Desenho de som Márcio Ferreira
Fotografia Tomás Monteiro
Coprodução Teatro da Trindade INATEL e Em nome do Caos

________________________________
BILHETEIRA

Tel: 213 420 000 
E-mail: bilheteira.trindade@inatel.pt

Horário
terça a sábado: 14:00 às 20:00
domingo: 14:00 às 18:00
Dias de espetáculo até 30 minutos após o início
segunda: encerrada 

Bilheteira online
https://teatrodatrindade-inatel.bol.pt/
________________________________
Dia do Espectador
4ª feira - redução de 2€ sobre o valor do bilhete.

Descontos
Associado INATEL (e acompanhante) - 10%
Associados Montepio (e acompanhante) - 10% (válido apenas na bilheteira do Teatro da Trindade INATEL)
Cartão Público - 10%
Maiores 65 anos - 10%
Pessoa c/ deficiência (e acompanhante) - 10%
Profissionais espetáculo - 10%
*Os descontos não são acumuláveis com os preços do Dia do Espectador.



_________________________________

Mesa-redonda
EMIGRANTES: HABITAR A SENSAÇÃO DO INÓSPITO

14 ABR - DOM 15:00
Salão NOBRE

Emigrantes: habitar a sensação do inóspito é o tema da mesa-redonda que, a pretexto do espetáculo #Emigrantes, em cena no Teatro da Trindade, discutirá a ambivalência provocada pela figura do estrangeiro que habita em nós e entre nós. A aventura dos migrantes é abordada a partir de diferentes olhares e perspetivas que permitam dar conta dos que estão em trânsito, entre mundos, e das dinâmicas de atração e repulsa, diferença e indiferença, aniquilação e reconhecimento, suscitadas por atos sensíveis de estranhamento recíproco. Com um painel pluralmente constituído por personalidades do mundo artístico e das ciências sociais e humanas, debater-se-ão contributos que ajudem a pensar e repensar um mundo vulnerável, feito de vidas desarrumadas pelo sentimento de estar fora do lugar.
 
Oradores: Filomena Silvano, Ana Cristina Cotovio Martins, Maria Manuela Mendes, Ivone Ferreira, Otávio Raposo, Miguel Abreu, Sofia Rodrigues
Organização e moderação: Bruno Dionísio - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, NOVA FCSH
 
Notas biográficas:
Filomena Silvano é antropóloga, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada do CRIA. Pesquisa e publica sobre espaço, identidade, migrações e diáspora, cultura material, cinema e arte.
Ana Cristina Cotovio Martins é antropóloga e doutoranda em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve uma tese sobre os lugares da saudade em contextos de emigração portuguesa qualificada.
Maria Manuela Mendes é socióloga, professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigadora integrada do CIES-IUL. Pesquisa e publica sobre etnicidade, estudos ciganos, imigração, exclusão e territórios desqualificados.
Ivone Ferreira é professora de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do ICNOVA. Pesquisa e publica sobre comunicação estratégica e organizacional, relações públicas e publicidade.
Otávio Raposo é sociólogo, doutorado em Antropologia e investigador integrado do CIES-IUL. Pesquisa e publica nas áreas de estudos urbanos, migrações e etnicidade, culturas juvenis e antropologia visual.
Miguel Abreu é ator, encenador e produtor cultural. Trabalha na produtora Cassefaz, preside à associação Academia de Produtores Culturais e é diretor-geral do Festival TODOS – Caminhada de Culturas.
Sofia Rodrigues é assistente social, licenciada pela ESECS de Portalegre. Mediadora intercultural no Alto Comissariado para as Migrações, trabalha no Programa Audiovisual DOC TV – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Bruno Dionísio é sociólogo, professor convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador integrado do CICS.NOVA. Pesquisa e publica sobre justiça escolar, vulnerabilidades e intervenção social.