A Fundação INATEL é uma Entidade Formadora Certificada pela DGERT, desde outubro de 2014.

A Academia, criada em março de 2014, é a área funcional da Fundação INATEL para a Formação Externa e Interna, com o objetivo principal de organizar ações de formação nas diversas áreas de certificação da Fundação, essencialmente, e num primeiro tempo, nas áreas das artes do espetáculo, do artesanato, da hotelaria e restauração, do turismo e lazer.

Não obstante a Fundação INATEL ter passado a deter uma certificação para a formação atribuída pela DGERT, em 2014, a Fundação sempre promoveu um conjunto de cursos de índole essencialmente artística, no âmbito das atividades ligadas à promoção e preservação da cultura popular e tradicional. Inicialmente inseridos na área departamental da Cultura, e com a designação de Oficinas de Tempos Livres, estas atividades de formação de adultos, ainda que de cariz mais informal, foram objeto de um processo de transição para a formação formal, tendo passado para a área da Academia, em 2016.

Com o propósito de ir ao encontro das necessidades sentidas para a promoção de ações de formação, designadamente, com a implementação do Centro Qualifica Porto, foi elaborado, em 2017, um processo de ampliação da certificação da Fundação INATEL para a formação. Assim, para além das áreas inicialmente contempladas em 2014, foi submetido e aprovado pela DGERT (junho 2017) o processo de ampliação das áreas de formação, sendo a Fundação INATEL atualmente detentora de certificação nas seguintes áreas:

 

Área Certificação de Formação

Certificação inicial

Artes e Espetáculo (212)
Artesanato (215)
Informática na ótica do utilizador (482)
Hotelaria e restauração (811)
Turismo e lazer (812)
Desporto (813)

Amplificação

Alfebetização (080)
Audiovisuais e Produção dos Media (213)
Comércio (341)
Marketing e Publicidade (342)
Gestão e Administração (345)
Secretariado e Trabalho Administrativo (346)
Ciências Informáticas (481)
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (781)
Trabalho Social e Orientação (762)


De forma a alcançar os propósitos com que foi criada, a Academia tem desenvolvido um conjunto de ações de formação externa, numa lógica de aprofundamento de conhecimentos sobre a música tradicional portuguesa, o artesanato ou as artes do espetáculo. Nunca perdendo de vista a ligação entre a tradição e a inovação, têm sido promovidos diversos cursos artísticos, várias Unidades de Formação de Curta Duração, cursos de Teatro Musical - formação de atores, de Teatro para Todos, bem como formação em Turismo e Animação Cultural, ou ainda cursos como Técnico de Turismo e Técnico em Receção de Hotel.

No âmbito das atividades da Academia, em estreita ligação com a Unidade Orgânica Local (UOL) Porto, foi implementado, no primeiro semestre de 2017, o Centro Qualifica. Este tem como área de intervenção a NUT III - Área Metropolitana do Porto e está direcionado para a orientação, educação e formação de jovens e adultos, nomeadamente, através do processo RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. A sua gestão é da responsabilidade do Gabinete de Apoio à Administração e Relações Públicas, à imagem da Academia, sendo que toda a componente de apoio em BackOffice cabe à Academia, e o desenvolvimento das atividades no território considerado à UOL Porto.

A Academia tem atualmente uma abrangência nacional, articulando a sua atuação com outras Unidades Orgânicas Locais da Fundação INATEL, em 21 cidades no Continente e Regiões Autónomas. Privilegia as especificidades dos territórios e aposta na componente prática das formações que promove, estando a sua oferta formativa acessível a todos os interessados com idade igual ou superior a 18 anos.

Cursos Artísticos INATEL Cursos Artísticos INATEL
Teatro Para Todos