Conversa amiga
Comunique com alguém que escuta e partilha consigo qualquer momento ou situação da sua vida, através de uma conversa amiga. 808 237 327* ou 210 027 159 das 15h às 22h todos os dias.


Projeto

Linha de atendimento telefónico criada com o objetivo de prestar assistência e informação a todas as pessoas que necessitem de apoio em momentos de dificuldade. Através do estabelecimento de relações de empatia com quem liga, pretende-se prevenir situações de risco, ouvindo e partilhando os problemas com alguém desconhecido que não julga, mas que procura, através do diálogo, devolver a confiança à pessoa que se encontra em dificuldade, com vista a restabelecer o seu equilíbrio emocional e, consequentemente, a capacidade de gerir os seus próprios problemas. São também objectivos do projeto promover a autonomia, a confiança e a capacidade para gerir conflitos, garantindo o direito à palavra, detetar novas e reais necessidades, criando iniciativas para melhorar o serviço prestado.

Carateriza-se por princípios como a disponibilidade e o respeito pelas pessoas que efetuam as chamadas, ouvindo cada conversa com atenção, compreensão e aceitação das diferenças, mantendo o anonimato de quem telefona e de quem atende, mantendo sempre a confidencialidade e respeito pelas conversas reveladas.

O atendimento deste serviço é assegurado durante todo o ano, por um corpo de voluntários de idade igual ou superior a 18 anos, de diferentes estratos sociais, culturais, profissionais que, sem qualquer remuneração, se disponibilizam para um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional.

O atendimento é efetuado no horário compreendido entre as 15h e as 22h de todos os dias.
 

“Conversa Amiga” reconhecido internacionalmente!

Prémio europeu “ACE Awards 2011 - Cidadãos ativos na Europa”

A Fundação INATEL foi galardoada com o prémio europeu “ACE Awards 2011 – Active Citizens of Europe”, pelo trabalho que desenvolve junto da comunidade através do seu projeto “Conversa Amiga”.

Na sua 5ª edição, este prémio é organizado pelo CSV - Community Service Volunteers, do Reino Unido, e reconhece o empenho na promoção da qualidade de vida das comunidades, em ações locais, regionais, nacionais ou internacionais. A sua criação tem como principal intuito incentivar a cidadania ativa e o voluntariado como meios que promovem uma futura identidade europeia coletiva. Em concurso, encontraram-se indivíduos e organizações pioneiros na ação de voluntariado e cidadania ativa dos 47 Estados Membros do Conselho da Europa e, no caso da Fundação INATEL, o prémio foi atribuído na categoria de Organizações (Corporate Organizations).

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar durante a 20ª Conferência sobre Voluntariado “Faça a diferença voluntariando-se!”, realizada entre os dias 20 e 23 de outubro de 2011, em Edimburgo, Escócia, e que contou com o apoio do programa da Comissão Europeia “Europa para os Cidadãos”. Durante a conferência, foi possível assistir a um plano intensivo de palestras e masterclasses por intervenientes europeus que abordaram alguns dos temas mais relevantes desta área.
 

Destinatários
Todos os cidadãos.

Valores das chamadas
As chamadas são válidas a partir da rede fixa e móvel com o custo de €0,07 no 1º minuto e, a partir do 2º minuto €0,026 (horário normal) e de €0,008 (horário económico).
Horário normal: semana das 15h às 19h
Horário económico: semana das 19h às 22h; fim de semana e feriados.
 

Apoios