Celebração do Dia Mundial dos Direitos Humanos
Direitos Humanos


 

2018
70.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
40.º Aniversário da ratificação de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos
63.º Aniversário da adesão de Portugal à Organização das Nações Unidas
 
Os Direitos Humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua nacionalidade, residência, género, origem, cor, religião, língua, ou qualquer outra condição. Estes direitos encontram-se interligados, são interdependentes e indivisíveis.
Os direitos humanos são universais, expressos e garantidos pela lei.
A Lei Internacional dos Direitos Humanos estabelece obrigações a cada governo, de agir ou abster-se de determinados atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos indivíduos ou grupos.
A Fundação INATEL detém profundas preocupações de humanismo, como é facilmente observável através da atividade que vem desenvolvendo ao longo dos seus 83 anos de existência, destacando-se a promoção do acesso à cultura e ao lazer, à formação, à prática do desporto, e uma intervenção social e comunitária forte, no âmbito da qual se releva o apoio ao acolhimento e integração de refugiados.
No dia 10 de dezembro celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 2018, por ocasião dos 70 anos da Declaração Universal do Direitos Humanos e dos 40 anos da ratificação portuguesa da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, recordamos a relevância destas duas datas felizes para a humanidade. «O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.»