Ciclo de Conferências 2030
“Desafio 2030 - Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”
 
A “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), definida e aprovada por unanimidade pelos 193 Estados-membros, em assembleia que decorreu entre 25 e 27 de setembro de 2015.
 
Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições apreendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, [implementados] entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.” (Fonte: http://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel).
 
Em 1 de janeiro de 2016, entrou em vigor a resolução da ONU intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, que inclui a instituição de 17 objetivos (169 metas) de desenvolvimento sustentável, a alcançar durante os próximos 13 anos.
 
É considerado um programa de ação ambicioso nos vários planos do desenvolvimento social, económico e ambiental, que inclui, necessariamente, a procura e a promoção da paz, da justiça e o funcionamento eficaz das instituições. São metas alcançáveis apenas através da criação de sinergias entre entidades de todos os setores da sociedade, do aproveitamento mais eficiente de recursos e, sobretudo, da maior capacitação das pessoas, dotando-as das ferramentas necessárias para fazer frente aos muitos desafios que enfrentam.
 
Desde os primeiros momentos da sua fundação, a INATEL rege-se por um conjunto de princípios e valores que incluem o respeito pela vida e pela dignidade humana. No âmbito da sua atividade, é possível encontrarmos contributos claros para a criação de uma sociedade melhor e mais justa. Disso é exemplo a atividade desenvolvida ao longo de décadas no apoio à cultura e ao desporto; a promoção do acesso diferenciado em função dos rendimentos a programas de turismo e de ocupação dos tempos livres, tendo em vista a redução das desigualdades e a erradicação da pobreza; e o apoio histórico que a instituição tem prestado a refugiados.
 
Neste contexto, o “Desafio 2030 - Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável” consiste num ciclo de 17 debates, organizados em harmonia com os princípios e objetivos propostos pela ONU.
 
Porém, desejamos aproximar e ajustar a discussão de cada tema às especificidades e dinâmicas locais e regionais que constituem a realidade do nosso país. Sempre que possível, procuraremos que a discussão de cada tema tenha lugar em localidades / regiões em que a temática debatida se faça sentir com maior ênfase. Seja porque as temáticas abordadas são sinónimo de dificuldades acrescidas para o desenvolvimento dessas localidades / regiões; seja também porque nestes universos mais restritos podemos encontrar bons exemplos de teorias e práticas cujos benefícios sociais importa reconhecer e promover.
 
Todas as opiniões e experiências são importantes. E é por isso que estabeleceremos parcerias com entidades dos setores público e privado, como, entre outras, autarquias, comunidades intermunicipais, empresas e instituições ligadas à investigação e ao ensino. Com o mesmo objetivo, o acesso a todos os debates será livre. No final de todas as ações, serão publicadas e divulgadas as principais conclusões que resultarão desta concretização.
 
O que são comunidades sustentáveis? De que se trata quando nos referimos a formas de desenvolvimento social, ambiental e economicamente sustentáveis? Em que aspetos das nossas vidas podemos melhorar quem somos e o que fazemos?
Estas são algumas das muitas questões que colocamos e para cujas respostas pretendemos contribuir através da realização do “Desafio 2030”.
Pesquisar
Image
Erradicar a Fome
INATEL Setúbal
05/12/2017
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Image
Proteger a Vida Terrestre
INATEL Manteigas
28/11/2017
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Image
Educação de Qualidade
ISCTE - Lisboa
20/11/2017
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade E equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Image
Saúde de Qualidade
05/07/2017
Garantir acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Image
Erradicar a Pobreza
11/04/2017
Em todas as suas formas, em todos os lugares.
Image
Proteger a Vida Marinha
25/03/2017
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Image
Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, justiça para todos e construir instituições eficázes.
Image
Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Image
Igualdade de Género
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.
Image
Água Potável e Saneamento
Garantir a disponibilidade E a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Image
Energias Renováveis e Acessíveis
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.
Image
Trabalho Digno e Crescimento Económico
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
Image
Indústria, Inovação e Infraestruturas
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Image
Reduzir Desigualdades
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.
Image
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Image
Produção e Consumo Sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
Image
Ação Climática
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Ver Mais