Conferência Turismo Sustentável 2017
A Fundação INATEL organiza, no dia 6 de dezembro, a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TURISMO SUSTENTÁVEL: POLÍTICAS, PRÁTICAS E ATORES, no Teatro da Trindade, com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

A Organização das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Esta conferência surge no âmbito desta iniciativa, como uma oportunidade para explorar e sublinhar o potencial do turismo, para ajudar a transformar o mundo num lugar próspero e de bem-estar para todos. No contexto da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SGDs), o Ano Internacional deve alimentar a mudança nas políticas, práticas e no comportamento do consumidor para tornar o setor do turismo mais sustentável, contribuindo consequentemente para a luta contra a pobreza e promovendo a compreensão mútua e o diálogo intercultural.

Gerir o turismo de forma integrada e sustentável é uma obrigação de todos. Nesse sentido, é crucial procurar novos modelos de desenvolvimento da atividade turística, que contribuam para uma mudança positiva no turismo, promovendo ações e atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões: económica, social e ambiental.

A Fundação INATEL, que tem uma intervenção importante no setor da Hotelaria e Turismo, onde, desde a sua génese como FNAT, tem vindo a trabalhar no sentido de proporcionar aos seus associados e clientes um melhor aproveitamento dos tempos livres, numa lógica de turismo responsável, promovendo um turismo para todos, inclusivo, com forte ligação às comunidades locais e à sua diversidade cultural, ao desenvolvimento dos territórios e à preservação da Natureza, não pode deixar de assinalar o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento sem a realização de uma iniciativa especificamente orientada para a promoção da reflexão e do debate sobre os diferentes domínios do desenvolvimento sustentável.

Esta conferência terá como tema central TURISMO SUSTENTÁVEL: POLÍTICAS, PRÁTICAS E ATORES, recebendo representantes de organizações internacionais chave, nomeadamente a Organização Mundial do Turismo e a Organização Internacional do Turismo Social, e também organizações congéneres da Fundação INATEL.

Num primeiro momento, serão debatidos o turismo e a sustentabilidade ambiental, refletindo sobre os equilíbrios ou desequilíbrios que o desenvolvimento do turismo acarreta para as dinâmicas territoriais, a importância das estratégias de certificação ligadas ao ambiente e à acessibilidade ou o papel da educação ambiental em torno da sustentabilidade.

Serão ainda debatidas as questões ligadas à sustentabilidade social e económica e os desafios para o turismo em Portugal, com enfoque no turismo social e os seus impactos no território, a educação e a intergeracionalidade, a dimensão cultural no desenvolvimento responsável do turismo, o planeamento da atividade turística, entre outros aspetos.
 
 
Público-alvo:
Pessoas e organizações com preocupações ligadas à sustentabilidade e que tenham uma intervenção direta ou indireta nos processos que contribuem para um desenvolvimento responsável do turismo.
Nelas se incluem organizações, empresas e profissionais dos setores da Hotelaria e Turismo e do Ambiente, Associações empresariais e Sindicais; Regiões de Turismo, Autarquias e Entidades locais, Atores da economia social, entre outros.